Nova Suzuki V-Strom 1000

A Suzuki acaba de apresentar em detalhe todas as características da sua nova trail, a V-Strom 1000. Com uma estética profundamente renovada, e um motor com mais cilindrada esta nova aventureira conta com controlo de tracção entre o seu variado equipamento.

130925_Suzuki_Vstrom_1000_01.jpg

A Suzuki apresentou em França a nova V-Strom 1000, que não difere muito em questões estéticas da “concept bike” que mostrou no ano passado. Face ao modelo que vem substituir esta nova moto mostra-se bastante modificada, quer ao nível da ciclística, com um novo quadro em alumínio, quer no motor que está profundamente mudado.

O bicilíndrico em “V” recebeu profundas alterações sendo o aumento da cilindrada aquele que é mais evidente. Com um crescimento de 2 mm no diâmetro dos cilindros e pistões, que não aumentaram o seu peso, a cilindrada cresceu até aos 1037 cc. A isto juntam-se renovação geral de todas as peças internas do motor e radiadores, que garantem, segundo a marca, melhores prestações, menor peso e um maior controlo da resposta. A caixa de seis velocidades foi redesenhada para ser mais suave, com relações optimizadas e uma embraiagem que reduz o esforço necessário para a actuar e funciona com sistema deslizante.
 


Na alimentação é usado um sistema de injecção que continua a fazer uso do sistema de dupla borboleta, com injectores de 10 orifícios que garantem uma grande precisão. Juntam-se a isto duas velas por cilindro com polo de irídio e tem-se um consumo combinado de 4,8 lt/100 km. No campo da electrónica esta nova V-Strom vem muito bem equipada, com sistema de tracção e ABS. O sistema de tracção tem dois modos de actuação, um permite um ligeiro escorregar da roda o outro actua assim que sente a menor perda de tracção, e pode ser desligado.

Na ciclística tudo foi revisto, a suspensão dianteira, uma unidade invertida de 43 mm é totalmente regulável e o mono-amortecedor traseiro tem uma afinação remota. A jante dianteira é de 19”, como já acontecia com o modelo anterior. Com todo o trabalho efectuado esta nova V-Strom 1000 viu o seu peso reduzido em 8 quilos, o que vem ajudar no campo dinâmico, um ponto chave do modelo original quando foi apresentado em 2002.
 

 


Publicado em 2013-09-25 21:09:00